quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PARAGUAI UMA HISTÓRIA DE ISOLAMENTO.

Paraguai: uma história de isolamento
Assim como a Bolívia, o Paraguai é um Estado Sul americano confinado no centro do continente, sem saída para o mar.
Durante o período colonial essa foi uma região totalmente diferenciada em relação às demais áreas sul-americanas. Não havia minas nem extensas plantações tropicais que permitissem uma intensa exploração do espaço. Mas foi principalmente a distancia em relação aos principais portos que impediu o território de se tornar uma zona agroexportadora.
O Paraguai é hoje o resultado de uma sucessão de perdas e conquistas territoriais. As primeiras e mais importantes foram às perdas pela derrota do país na Guerra do Paraguai.
Depois de 5 anos de guerra, o Paraguai reconheceu o nordeste do território como brasileiro (1870), e o sudoeste como Argentino (1984). Além das perdas territoriais, o resultado dos conflitos  foi a quase completa destruição do país.
A região é dividida em duas regiões distintas: oeste corresponde a região do Chaco (áreas semi-áridas) e leste onde estão concentradas as principais atividades socioeconômicas.
Drama dos brasiguaios
Atraídos pela promessa de terra e oportunidade , milhares de famílias brasileiras cruzam a fronteira. A presença desses “brasiguaios” provocou um movimento nacionalista e até xenófobos entre seus relutantes anfitriões. Os paraguaios reclamam que a identidade nacional está se diluindo por causa dos estrangeiros que falam sua própria língua, usam sua própria moeda, seus filhos crescem falando português como segunda língua, em vez de guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário