quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PAÍSES NÓRDICOS

Os países nórdicos

Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia, apresentam elevado nível de vida, excelentes indicadores sociais e alto poder de consumo da população.
Suécia é o país mais desenvolvido e industrializado da região; a Islândia e a Finlândia , ao contrário, são as que possuem estrutura industrial menos moderada e diversificada.
A península Escandinava (Noruega e Suécia) e a Finlândia possuem uma grande riqueza de floresta de coníferas. Na Finlândia cerca de 60% do território é coberto por bosques de pinheiros; exploração florestal é o maior forte de riqueza e a base de uma série de indústrias. Esse país é o mais dependente de suas florestas e investe mais nelas do que qualquer outro país do mundo.  
A madeira é aproveitada para a obtenção de carvão vegetal, da polpa dos pinheiros extrai-se celulose, matéria prima utilizada par a fabricação de papel.
A atividade pesqueira é intensa, sobretudo na Noruega. A presença da corrente do Golfo - uma corrente marítima quente que percorre o litoral norueguês- faz com que atividade comercial pesqueira da Noruega não seja interrompida ao longo do ano, por isso, é um importante exportador de pescado, com destaque para o bacalhau e salmão.

Atividade industrial
Noruega e Suécia são grandes produtoras navais, também merecem destaque a indústria alimentícia, de cerâmica e de vidro.
Na Suécia há intenso aproveitamento e rios para a produção de hidroeletricidade. A maior concentração industrial está na capital, Estocolmo que sedia grandes empresas de atuação mundial: Scania, Volvo, Ericsson. Nobel, Electrolux, etc.
A Noruega e Dinamarca possuem importantes reservas de óleo e de gás natural na região do mar o Norte, na Dinamarca em proporção um pouco menor. As indústrias dinamarquesas concentram-se na capital, Copenhague.
 Ao contrário de seus visinhos, a Finlândia precisa importar quase 70% dos recursos consumidos no país, principalmente petróleo. Suas indústrias estão concentradas na sua capital, Helsinque.
Essa capital é considerada um dos melhores lugares do mundo para viver pelos mesmos motivos pelos quais o país é conhecido: qualidade de vida, ausência de poluição, nível de pureza da água eficiência no sistema de esgoto e coleta de lixo.  
(resumo professora Geisy)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário